Apesar de algumas semelhanças, a especialização da engenharia civil e da avaliação imobiliária tem características próprias. A avaliação de imóveis tem o objetivo de determinar o valor do imóvel. Esta avaliação é efetuada através de procedimentos técnicos e regulamentares que têm em consideração vários fatores, incluindo fatores internos de residência e fatores externos relacionados com o abastecimento da área.
Tudo isso influenciará no valor final do imóvel, lembrando que A técnica mais usual e bastante utilizada na avaliação de imóveis urbano é o Método Comparativo de Dados de Mercado. Onde se avalia o valor de um imóvel com base em pesquisa de imóveis semelhantes realizada na região onde se encontra inserida a propriedade.
Qual é melhor escolha?
Já o processo de elaboração de uma perícia de engenharia pode abranger várias metodologias que podem ir além do objetivo judicial. Dependendo da metodologia que será adotada e da escolha do engenheiro, pode se iniciar pelo levantamento de dados, pela vistoria do imóvel e reconhecimento da localidade do imóvel. Lembrando que a ordem dos fatores não altera o laudo final.
O importante é que a perícia judicial de engenharia seja eficiente, com justificativas claras e robustas, descrição completa de dados de forma legítima sem abreviaturas, descrição do imóvel sendo o ponto principal do parecer técnico, com o objetivo de esclarecer qualquer dúvida do processo judicial.
Após a caracterização inicial do laudo de perícia de imóvel, deve-se prestar atenção para elementos confrontantes, tendo como base o processo judicial, ou seja, deve-se esclarecer os fatos e apurar as causas motivadoras, evitando qualquer interpretação errônea das provas coletadas.
Em suma, enquanto a avaliação de imóvel tem uma finalidade mais comercial, a perícia é voltado para processos judiciais.
Quer saber mais ou ficou na duvida?
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Telefones: (31) 99300-9609 / (31) 98861-6112
Email: bruno@bhgengenharia.com eng.bruno.gazzinelli@gmail.com
Rua Orenoco, 51/302 Carmo – Belo Horizonte